Câmara de Iomerê aprovou extensa pauta em sessão ordinária

18/09/2018 - Terça-feira é dia de reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Iomerê. Nesta semana, o vereador Alexandre Ebeling, presidente da Casa comandou a 101ª sessão da 6ª Legislatura. A pauta contou com a aprovação de dois Projetos de Lei, três requerimentos e duas indicações. A lista de requerimentos apresentados iniciou com a aprovação de um pedido feito em nome de todos os parlamentares e, que será encaminhado ao representante do Ministério Público de Videira, Dr. Joaquim Torquato Luiz. O documento solicita a readequação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2012, que exige a realização de concurso público para a contração de servidores efetivos e comissionados para a Câmara de Vereadores. O requerimento solicita a possibilidade rediscussão do Termo, porque os atuais vereadores consideram o número de 8 cargos previstos, somando os concursados e comissionados, exagerado, não sendo necessário para a estrutura da Câmara do Município. Os parlamentares ainda alegam um gasto desnecessário com a contratação de tantos servidores.

Já o primeiro Projeto de Lei aprovado em segundo turno foi o de nº 922 que trata da revisão do Plano Plurianual 2018/2021. A revisão prevê a alteração de planilhas com a inclusão e alteração de ações, adequação de metas e valores para o exercício de 2019 e estruturação de acordo com as fontes recursos; prevê ainda a atualização de valores de acordo com a previsão de arrecadação, com a indicação das respectivas fontes e detalhamento das destinações de recursos e também a adequação de programas e fontes para manter o equilíbrio entre as receitas e despesas. O outro projeto aprovado em segunda votação foi o de nº 923 que dispõe sobre alteração da Lei Municipal nº 887/2018 para mera correção de erro na redação.

Iriberto Volpato pede explicações à Casan e ação da SDR para melhorias na SC 355

Durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Iomerê, realizada na terça-feira (18), o do vereador Iriberto Volpato (MDB) apresentou dois requerimentos. Um direcionado a ADR solicitando a recuperação do asfalto da Rodovia SC 355 e outro direcionado à CASAN solicitando explicações sobre a constante falta de água no município de Iomerê. Segundo Volpato, as melhorias na SC 355 são necessárias no trecho próximo a entrada da Linha Alemão, próximo a Bom Sucesso, onde a pavimentação é antiga e encontra-se bastante desgastada e com vários buracos. Já o pedido de explicações à Casan acontece porque nos últimos meses a falta de água tem sido registrada com frequência na cidade. Só no último fim de semana os iomerenses ficaram mais de 25 horas sem água nas torneiras. Queremos uma prestação de serviço eficiente em nossa cidade, por isso nos mobilizamos com esses dois requerimentos, disse o vereador.

A Comunidade de Bom Sucesso foi alvo de duas indicações para melhorias, apresentadas pelo vereador Alexandre Ebeling (MDB). Uma delas solicita que a Prefeitura promova a limpeza das ruas de calçamento da Comunidade e que as vias também recebam manutenção. O outro pedido é para que a ADR instale uma lombada ou redutores de velocidade na SC 355, próximo à propriedade da Srª Elma Bazei. Segundo o parlamentar a visibilidade neste trecho é comprometida e como o movimento é grande por causa da existência de estabelecimentos comerciais, o pedido visa agir preventivamente para evitar acidentes.

Publicado em: 26/09/2018