Câmara de Iomerê se reuniu para sessão semanal

08/08/2018 - Sob o comando do presidente, vereador Alexandre Ebeling, a Câmara de vereadores de Iomerê se reuniu na noite de terça-feira (7), para a 95ª sessão ordinária da 6ª Legislatura. A sessão foi marcada pelo retorno dos vereadores Rudinei Lauermann (MDB) e Tejiane Pastore (PR) que estavam licenciados no mês de julho. Além disso, tomou posse a vereadora suplente Silvana Basegio (MDB) que assume a cadeira durante licença do vereador Márcio Santini (MDB).

No encontro, o presidente destacou a presença do Poder Legislativo Iomerense, por meio dos vereadores Adirce Tomazi, Tejiane Pastore, Sirlei Munaro, Edinor Farenzena, Iriberto Volpato e o próprio presidente, além da secretária da Câmara, Mayara Munaro no Seminário Estadual dos Vereadores "UVESC 45 anos". O evento promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina aconteceu de 1º a 3 de agosto, no auditório Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). Além de várias palestras voltadas ao interesse do legislativo municipal e apresentação de ações inovadoras, os vereadores acompanharam também a apresentação das propostas de alguns pré-candidatos à presidência da República.

Ainda durante a sessão, os vereadores receberam o Projeto de Lei nº 919 que trata sobre a doação de móveis pertencentes a Prefeitura para integrarem o patrimônio da câmara de Vereadores. Os móveis em questão sempre estiveram na sede da câmara, mas o repasse oficial para o Legislativo é necessário para a regularização do patrimônio.

Câmara Mirim premia vencedores do Concurso de Redação Memórias de Iomerê

A sessão da Câmara de Vereadores Mirins de Iomerê realizada na noite de terça-feira (7) lotou o plenário da Câmara para a premiação do Concurso de Redação Memórias de Iomerê, idealizado pela Câmara Mirim em homenagem aniversário do município, comemorado no mês de julho. A solenidade foi prestigiada pelo vice-prefeito, Milto Borga, pelo secretário de Educação Mauricio Bridi, diretoras das escolas CEMI polos I e II, professores, integrantes da comunidade entrevistados para a realização das redações, além de alunos e pais. Na oportunidade, os alunos Amanda Pirovano, Ricardo Burg, Ellen Quaiotto e Karina Ansiliero, vencedores do Concurso receberam uma moção de parabéns, medalhas e presentes.

Os quatro alunos disputaram o concurso com todos os estudantes do Ensino Fundamental I e II dos CEMI Polos I e II de Iomerê. A ideia era entrevistar moradores do município e resgatar histórias registrando-as em redações. Representando o 5º ano o aluno Ricardo Burg escreveu a redação O mistério do poço do Rio XV, baseada nas memórias da moradora Mafalda Maria Anciliero de 79 anos; Do 8º ano a aluna Amanda Pirovano escreveu Baú de lembranças registrando as memórias de Idete Sebil Cossul de 44 anos; Também do 8º ano, a aluna Karina Ansiliero escreveu a redação

Recordando o passado, com base no depoimento de Alfredo Ansiliero de 60 anos; e, do 7º ano, a estudante Ellen Quaiotto escreveu a redação Pequenas lembranças, grandes significados, com base no depoimento de Moacir Quaiotto de 51 anos.

As redações vencedoras e todas as escritas pelos alunos deverão ser catalogadas e arquivadas na biblioteca das escolas como forma de preservar as histórias do município.

Publicado em: 26/09/2018