Iomerê sofre com a falta de água e atendimento precário da CASAN

27/112018- Os moradores de Iomerê estão há mais de 30 horas sem água na torneira. A situação tem provocado indignação da população e da Câmara de Vereadores, que durante a sessão semanal, na noite de segunda-feira (26), debateu o assunto e resolveu manifestar à CASAN, o descontentamento com o serviço prestado pela estatal, no município. No ofício que será enviado à empresa, os parlamentares irão relatar, que no dia 25 de setembro, recebeu o agente administrativo operacional da Casan, em Iomerê, Vadeni Carminatti que usou a tribuna livre para prestar esclarecimentos sobre a falta de água por cerca de 26 horas, naquele mês no município.

Na ocasião, os vereadores pleitearam a automatização do monitoramento do sistema de distribuição de água, que atualmente é manual, porém até o momento nada foi feito e por esse motivo voltou a faltar água na cidade. Segundo dados da CASAN, em setembro, aconteceu a queima de uma chave no sistema, já no último domingo (25) foi a bomba do poço que queimou e, em ambos os casos, o problema demorou a ser identificado atrasando ainda mais a resolução. Temos uma série de entraves no atendimento da CASAN, em Iomerê. O único funcionário que nos atende, mora em Videira e não aqui, o que prejudica a agilidade no atendimento; já o eletricista que presta atendimento tem que vir de Caçador e, além disso, após fechamento da agência em Videira, qualquer material para substituir equipamentos com problema tem que vir da central da CASAN em Chapecó, ou seja, estamos à mercê de outros municípios e isso, certamente não está previsto no contrato com o município, apontou o presidente da Câmara, vereador Alexandre Ebeling.

Ebeling destacou que o ofício assinado por todos os vereadores relatando o descontentamento com o atendimento deficitário da CASAN em Iomerê, bem como cobrando providências, será protocolado, em Florianópolis, ainda esta semana. Como vereadores também atuamos como fiscalizadores dos serviços prestados ao município, por isso, estamos nos mobilizando no sentido de garantir a prestação desse serviço essencial aos iomerenses, com a qualidade que merecemos e temos direito.

Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram um requerimento e uma indicação. O requerimento de autoria do vereador Edinor Farenzena solicita ao Executivo informações sobre o andamento da reforma da ponte localizada em Linha Paulina, acesso a Comunidade de São Pedro, danificada pelas chuvas, há cerva de um mês. Já a indicação foi de autoria do vereador Iriberto Volpato, solicitando à disponibilização de uniformes aos funcionários do posto de saúde, afim de melhor organizar e padronizar os servidores.

Publicado em: 17/12/2018