CÂMARA MUNICIPAL DE Iomere - SC

Vereadores de Iomerê discutem projeto para revitalização do prédio octogenário da Prefeitura

11/12/2018 - Os Vereadores de Iomerê se reuniram na noite da última segunda-feira (10), para mais uma sessão ordinária do mês. Na pauta de discussões esteve o Projeto de Lei nº 929 que autoriza o Executivo a aderir ao programa de Financiamento de Infraestrutura e Saneamento (FINISA), junto à Caixa Econômica Federal. O projeto autoriza o município a tomar empréstimo de até R$ 1,3 milhão para financiamento das obras de recuperação do prédio da Prefeitura. Segundo o prefeito, a construção tem mais de 80 anos e necessita de uma série de reparos estruturais, incluindo adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros e às normas de acessibilidade.

Durante o debate, a vereadora Sirlei Munaro pediu vistas ao Projeto, por isso o presidente da Casa, Alexandre Ebeling o retirou da pauta temporariamente. Na sequência, os vereadores Sirlei Munaro, Edinor Farenzena, Tejiane Pastore e Adirce Tomazi apresentaram um requerimento solicitando ao prefeito informações complementares ao Projeto, para posterior aprovação. No documento, os parlamentares questionam qual o endividamento atual do município, qual o gasto mensal em folha de pagamento, a capacidade de pagamento do município, porque o município optou pelo empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, quais os financiamentos em aberto e quais os prazos de pagamento. Caso a prefeitura responda com brevidade o projeto deve voltar para votação na sessão da próxima segunda-feira, dia 17.

Ainda durante a sessão os vereadores receberam resposta do prefeito Luciano Paganini referente a indicação assinada por todos os parlamentares solicitando a possibilidade de alteração na lei do plano diretor vigente, no que se refere a regulamentação da construção de pergolados. Segundo a resposta, para atender ao apelo da comunidade a Prefeitura suspendeu por 90 dias todas as notificações e multas relativas ao assunto. Posteriormente o município vai promover uma audiência pública sobre o tema, para avaliar o interesse coletivo na alteração e regulamentação das edificações.

Fechando o encontro, os vereadores aprovaram o Projeto de Emenda nº 3 que altera o Regimento Interno da Câmara Mirim de Iomerê. A alteração permite que a partir de agora os vereadores mirins possam se candidatar à reeleição, ação que era vedada até o momento.

Vereadores Mirins de Iomerê fazem balanço das ações de 2018

Os vereadores Mirins de Iomerê se reuniram para a última reunião do ano, na segunda-feira (10). Na ocasião eles fizeram um balanço das atividades durante 2018. Segundo o levantamento eles apresentaram 14 indicações. Entre elas estiveram: instalação de lixeiras, espelhos nos banheiros, bancos nos corredores, plantio de flores e árvores e instalação de um cesta de basquete na nova escola do município; Além disso sugeriram a instalação de placas indicativas nas ruas, a construção de uma área de lazer e melhorias no telhado da Escola de Bom Sucesso, a realização de arrecadação de recursos para aquisição de uma cadeira de rodas de banho para a Secretaria de Saúde, instituição de um dia para que o hino do município seja cantado nas escolas, a promoção de um concurso de redação relacionado a história da Iomerê, realização de uma Campanha do agasalho, material de higiene e alimentos para o Lar o Bom Samaritano e a arrecadação de donativos para um casal de Videira que teve a casa destruída em um incêndio.

Ainda durante a sessão os jovens receberam os certificados de participação no IX Encontro do Vereador Mirim, que aconteceu em novembro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Mais de 500 estudantes de 31 municípios do estado participaram do encontro que teve como principal objetivo incentivar o protagonismo dos jovens na política catarinense.

Publicado em: 17/12/2018
Acessos: 122
Publicado por: Jeferson Minato
Facebook Twitter Google+ Addthis