CÂMARA MUNICIPAL DE Iomere - SC

Câmara de Iomerê aprova Projeto de Lei que declara Iomerê cidade co-irmã de Lamon na Itália

Reunião ainda aprovou duas indicações e outro projeto de lei

24/07/2018 - A Câmara de Vereadores de Iomerê se reuniu na noite de terça-feira (24), para uma sessão ordinária e uma extraordinária. No encontro ordinário os parlamentares aprovaram em segundo turno o Projeto de Lei nº 916 que trata sobre a ampliação do perímetro urbano de Iomerê. Segundo o documento, aprovado por unanimidade, a ampliação consiste na inclusão ao perímetro urbano de uma área de terra de 4.335 metros quadrados, situada às margens da Rua José Luiz Lázzari. Até o momento o proprietário usava a área para atividades agrícolas, no entanto, agora pretende dar nova destinação, podendo, inclusive abrir um loteamento habitacional, impulsionando desta forma o crescimento e desenvolvimento do município. Para a elaboração do projeto foi realizada uma audiência pública onde nenhuma objeção foi apontada.

Já o segundo Projeto de Lei aprovado em primeiro e segundo turnos, durante as reuniões ordinária e extraordinária foi o de nº 918, que declara como cidade co-irmã de Iomerê, a cidade de Lamon, na Itália. A declaração, aprovada por unanimidade, permite a realização de acordos e programas de ação com o fim de fomentar o conhecimento recíproco e fundamentar os intercâmbios sociais, culturais, turísticos, tecnológicos, científicos, esportivos e econômicos entre as duas cidades. No Projeto, o prefeito Luciano Paganini que também se reuniu com os vereadores, explicou que Iomerê e Lamon possuem estreitos laços culturais e históricos, sendo a cidade italiana fonte de inspiração para Iomerê, de modo especial no projeto arquitetônico da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, um dos principais cartões postais do município. O Projeto de Lei ainda nomeou o iomerense Yuri Picolli Hentz, residente na Itália, como representante de Iomerê para mediar a co-irmandade das duas cidades, de forma voluntária naquele país.

Outra aprovação durante a sessão foi da Indicação de autoria do presidente da Câmara, vereador Alexandre Ebeling (PMDB) que solicitou que a Prefeitura construa calçadas no trecho entre o centro da comunidade de Bom Sucesso até as proximidades da escola e da igreja católica. A melhoria pretende atender os moradores que utilizam o trajeto para frequentar a missa, os encontros da terceira idade e as crianças que vão à escola diariamente. Já de autoria da vereadora Salair Turmina (PP) foi aprovada indicação para que o município viabilize a instalação de postes de luz na rua de acesso a Granja Cantu em Bom Sucesso. Segundo a vereadora a medida vai oferecer maior segurança para moradores e para quem utiliza a via. E, fechando a sessão, os vereadores e a comunidade que acompanhou a reunião também participaram das atividades da Semana Missionária promovida pela Diocese de Caçador em todas as paróquias da região. Representando a Igreja São Luiz Gonzaga de Iomerê, os vereadores receberam o casal Moacir e Mônica Balbinotti que compartilhou o evangelho e abordou a importância da política para a vida social e cristã.

Silvia Palma

Assessoria de Imprensa

Publicado em: 26/09/2018
Acessos: 8
Publicado por: Mayara Munaro
Facebook Twitter Google+ Addthis