MOÇÃO DE PESAR nº002/2018

Autoria: Vereadores de Iomerê- SC

Assunto: MOÇÃO de PESAR, em razão do falecimento de Francisco Baseggio.

Senhor Presidente,

Se hoje Iomerê tem uma história de destaque foi graças aos pioneiros que tiveram a coragem e a disponibilidade de estar se doando para um bem comum, queremos neste dia trazer e destacar uma pessoa que muito contribuiu nos seus 95 anos de idade e desses 92 vividos em nosso município.

O Sr. Francisco Baseggio partiu, mas deixou um legado que serviu de exemplo para muitos que hoje aqui estão. Uma pessoa de caráter incontestável, alegre, trabalhador, um cristão autêntico, simples e com muito conhecimento.

Seu Chico como era chamado nasceu no Rio Grande do Sul, veio para Iomerê com 3 (três) anos de idade com seus pais Alberto, Tereza e seus 5 irmãos, e foram morar na Linha Bridi onde trabalhou durante sua juventude junto com sua família.

Mais tarde casou-se com Amélia Colombo, no ano de 1942 e ali não muito longe na Linha Bridi, mas em outras terras começaram a sua história, onde com muito sofrimento sem luz elétrica, sem muitas condições e muitas vezes saindo a pé para buscar mantimentos, ir à escola e para à igreja.

Nesse local tiveram 16 (dezesseis) filhos, que educaram dentro dos princípios para uma vida digna. Com o passar do tempo e pensando em proporcionar uma vida melhor para seus os seus mudaram-se para a Vila de Iomerê por volta de 1974, onde já existiam mais recursos, mas sempre trabalhando muito.

Francisco Baseggio foi sempre muito envolvido nas atividades que marcaram nosso município: construção da Igreja, Seminário, Hospital, Juvenato e da mesma forma ele e sua família sempre estiveram envolvidos nas Festas de Igreja e da comunidade em geral.

Como toda pessoa precisa de momentos de descontração o seu Chico gostava de jogar cartas, no máximo na disputa de algumas balas e como conta seus filhos.

No ano de 1995 sua companheira D. Amélia partiu, para junto de Deus e então Seu Chico passou a reorganizar sua vida e a de seus filhos repartindo seus bens de maneira justa, onde parte do sua propriedade hoje é conhecido como o Bairro Baseggio pois vários de seus filhos moram no local.

Assim seu Francisco ficou entre nós até o dia 19 de fevereiro cumprindo sua missão aqui na terra e que esse exemplo de vida sirva como modelo para todos nós e que possamos dar continuidade essa história de Iomerê com muita dedicação.

Assim, e em nome de todos os vereadores que seja aprovada a presente MOÇÃO DE PESAR, com o posterior encaminhamento a família, como uma simples homenagem, mas carregada de reconhecimento e agradecimento por tudo que nos deixou de bom.

SALA DAS SESSÕES

Iomerê - SC, 27 de fevereiro de 2018.

Alexandre Ebeling Rudinei Lauermann Marcio Santini

Sirlei Munaro Adirce Thomazi Alzemiro Mafioleti